IDIOMA:

Depositphotos_144706133_XL
Picture of ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Por um dia de trabalho mais saudável

O bicho preguiça é um mamífero de tamanho médio que se move pouco – passando a maior parte de sua vida no mesmo lugar, alimentando-se apenas de uma árvore. Basta usar o banheiro uma vez por semana, e quando se movimenta, o faz muito lentamente. 

Trabalhar em um escritório – mesmo que esse escritório seja em casa – pode transformar humanos em criaturas semelhantes, amarrados a uma estação de trabalho, saindo apenas para almoçar ou ir ao banheiro. Porém, essa forma sedentária de trabalhar não é saudável.

Nesse texto, vamos chamar esse comportamento de “síndrome do bicho-preguiça”. Confira abaixo quatro maneiras fáceis de tornar seu dia de trabalho mais saudável.

1 – Realize uma verificação ergonômica

A ergonomia inadequada da mesa e da cadeira pode resultar em dores no pescoço, nas costas e no pulso e, com o tempo, causar danos irreparáveis ​​ao corpo. Evite dor agora e danos mais tarde, realizando uma verificação ergonômica em sua mesa e área de trabalho.

Faça esse checklist em sua verificação ergonômica:

  • Cabeça nivelada ou ligeiramente inclinada para a frente, voltada para a frente e equilibrada.
  • Ombros relaxados e os braços pendurados normalmente ao lado do corpo
  • Mãos, pulsos e antebraços retos, alinhados e quase paralelos ao chão.
  • Costas totalmente apoiadas, com o apoio lombar adequado ao sentar-se na vertical ou inclinar-se ligeiramente para trás
  • Cotovelos próximos ao corpo, dobrados entre 90 e 120 graus.
  • Joelhos com aproximadamente a mesma altura que os quadris, com os pés ligeiramente à frente.
  • Coxas e quadris apoiados por um assento bem acolchoado e paralelo ao chão.
  • Pés totalmente apoiados no chão. Um apoio para os pés pode ser usado se a altura da mesa não for ajustável.

* Diretrizes ergonômicas da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA)

2 – Faça muitas mini-pausas

Fazer pequenas pausas ao longo do dia pode ser melhor para prevenir os danos da “síndrome do bicho-preguiça” do que os intervalos convencionais.

Um estudo do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) constatou que o desconforto e a fadiga ocular diminuíram quando os funcionários da informática fizeram quatro “mini-pausas” de cinco minutos durante o dia de trabalho. Outros estudos mostram que os trabalhadores que fazem pausas curtas aumentam a produtividade.

Faça uma pequena pausa de hora em hora para descansar os olhos e rolar os pulsos. Afaste-se da tela e foque na coisa mais distante que você pode ver por 20 segundos. Em seguida, concentre-se em algo perto de você por 20 segundos e, em seguida, volte para algo mais distante. Repita 10 vezes. Para esticar os pulsos e evitar o túnel do carpo, experimente estes exercícios:

  • Extensão dos dedos e punhos, abrindo a palma da mão.
  • Flexão dos dedos, abrindo e fechando a mão.
  • Extensão do polegar, movendo-o em direção à palma da mão e em seguida, esticando-o para fora.

3 – Faça suas pausas lá fora

Use suas pausas mais longas como uma oportunidade para sair e caminhar. Caminhar melhora a concentração, foco e atenção, reduz o estresse e melhora sua saúde cardiovascular geral. Combinado com os benefícios adicionais que o ar fresco e o sol trazem para a saúde, caminhar ao ar livre torna seu dia de trabalho mais saudável.

Embora pensar em dar 10.000 passos por dia possa parecer assustador, estabeleça uma meta de passos e desafie a si mesmo a alcançá-la durante o seu tempo de descanso.

Lembre-se que apenas 10 passos é mais do que você estava fazendo antes e pode ajudar muito na prevenção da “síndrome do bicho-preguiça”. Se não puder sair durante o intervalo, caminhe dentro de seu prédio ou em casa.

4 – Mantenha uma garrafa de água em sua mesa

A hidratação adequada aumenta a energia, o estado de alerta, a concentração e a produtividade, combate a fadiga e melhora o humor, entre muitos outros benefícios. E, nenhum outro líquido além da água vai servir. Aproveite o poder da água, o melhor hidratante da natureza, e torne seu dia de trabalho mais saudável, mantendo uma garrafa de água em sua mesa.

Um guia de referência para ingestão de água do Instituto de Medicina recomenda que as mulheres bebam cerca de 9 copos por dia e os homens 13 copos. Torne uma prioridade beber sua garrafa de água até secar 3-4 vezes ao dia. Tem dificuldade para se lembrar de beber? Coloque um post-it em seu monitor ou programe seu telefone para lembrá-lo de beber. 

Esperamos que com essas dicas você previna doenças e tenha um dia a dia de trabalho mais produtivo e saudável.

Fonte: https://adventistrisk.org/en-us/safety-resources/solutions-newsletter/2015/august/don-t-be-a-desk-sloth-4-steps-to-a-healthier-work

Compartilhe