IDIOMA:

Depositphotos_41153339_XL2
Picture of ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Acampamento de verão: dicas para sua segurança

No período de carnaval, grupos organizam retiros para viver momentos com Deus e com amigos. Todo cuidado é válido para que os momentos sejam inesquecíveis.

Um dos momentos mais aguardados do ano está chegando para os adventistas do sétimo dia: o retiro espiritual ou acampamento de verão, que ocorre na época do carnaval. São dias de confraternização entre amigos, com momentos de comunhão com Deus e lazer.

Para que o evento seja inesquecível a todos os participantes, tudo precisa ocorrer bem, com planejamento e medidas protetivas para garantir um acampamento tranquilo, marcante e seguro.

O Ministério Jovem da Igreja Adventista normalmente é responsável pela maioria dos acampamentos de verão em todo o Brasil e possui parceria com a Adventist Risk Management Sul-Americana (ARM), a gestora de riscos da IASD. Se você é um líder jovem, é indispensável garantir que os participantes do retiro estejam assegurados. Se você precisar de mais informações sobre isso, procure a secretária do Ministério Jovem da sua Associação/Missão.

Preparamos algumas dicas para lhe ajudar nesta tarefa de proteger os acampantes. Antes de prosseguir, considere fazer uma reunião com os membros da igreja e apresente todas as dicas de segurança. Vamos lá?

1 – Cuidados na estrada

Quem vai pegar a estrada para aproveitar o retiro deve manter atenção redobrada no trânsito durante o período de carnaval. O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Um levantamento feito pela instituição mostra que em dez anos mais de 58 mil pessoas se envolveram em acidentes de trânsito nas rodovias do país.

Além do alerta, a associação recomenda que os condutores estejam em boas condições físicas e mentais antes de pegar a estrada, e façam uma revisão do veículo. O planejamento da viagem também é um fator importante para tornar o deslocamento mais seguro, evitando riscos.

Ao alugar a empresa que fará o transporte dos acampantes, verifique se a documentação do veículo e da empresa estão em dia. Peça referências e converse com pessoas que já utilizaram os serviços.

Se alguns dos acampantes de sua igreja preferirem viajar com veículo de passeio, oriente-os a conferir se está tudo em ordem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É bom lembrá-los sobre a importância de se cumprir sempre as restrições e observações descritas no documento.

2 –  Objetos soltos

Os motoristas que conduzirão os jovens ao acampamento devem verificar se há objetos soltos no interior do veículo e se tudo está devidamente acomodado, sem excesso de pessoas ou bagagens.

3 – Bagagens

As bagagens devem ser acomodadas sempre no porta-malas.

4 – Crianças

É fundamental que crianças com até 10 anos de idade estejam acomodadas no banco traseiro do veículo e utilizem equipamentos de segurança apropriados para cada fase do seu desenvolvimento.

5 – Cinto de segurança

Motorista e passageiros devem usar sempre o cinto tipo três pontos, inclusive no banco de trás.

6 – Xô, sono!

Faça uma campanha especial para orientar os motoristas a descansarem antes da viagem e não pegarem a estrada com sono. O ideal é que o condutor tenha pelo menos oito horas de descanso.

7 – Paradas

Se necessário, o condutor do veículo deve fazer pausas na viagem periodicamente para descanso e exercícios, sobretudo em grandes deslocamentos. Longos períodos ao volante reduzem a eficiência do motorista e representam risco de acidentes devido à fadiga. O cansaço predispõe o motorista ao acidente.

10 – Sem celular

O uso de celular na direção de um veículo é proibido. A distração ocasionada pela utilização de aparelhos celulares é uma das principais causas de mortes no Brasil.

Local de acampamento

Líder, outro ponto de extrema importância é o local do acampamento. Delegue uma pessoa para ficar responsável por essa questão. Lembre-se de que um bom local para armar a barraca é importante para garantir noites tranquilas de repouso e aproveitar ao máximo as atividades do dia. Para isso, siga as dicas:

1 – Barracas

Alguns acampamentos contam com alojamentos estilo casa. Mas se no retiro organizado por sua igreja as acomodações forem em barracas, lembre-se de não armá-las embaixo de árvores mortas, com galhos secos, pois eles podem cair sobre os acampantes. Além disso, existe risco de descargas atmosféricas (raios).

Os jovens que vão montar as barracas devem ser orientados a evitar montar acampamento em local muito baixo ou em picos, pois à noite o frio é maior nesses locais. Sugira pontos planos, longe de banhados e vegetação seca. Caso ocorra um incêndio a segurança de todos pode estar em risco.

O ideal é que em todas as barracas seja feita uma pequena vala em volta. Desta forma, se chover à noite, a água vai escoar sem entrar na barraca.

  • Para auxiliar os acampantes a evitarem umidade dentro da barraca, sugira o uso de uma lona por baixo. Ou o uso de jornais e revistas.
  • A barraca jamais deve ficar aberta, pois insetos e animais peçonhentos podem entrar.
  • Sugira que nunca entrem com calçado, pois este pode trazer sujeira e contaminantes para a barraca. É importante sempre olhar e bater os calçados antes de usá-los. Aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos podem entrar nos sapatos.
  • Frise que fogueiras próximas à barraca não devem ser feitas, nem o uso de fósforos ou lampiões em seu interior.

Esporte e atividades ao ar livre

Oriente os acampantes a:

  • Levarem protetor solar para uso diário.
  • Beberem muita água. Manter uma garrafinha sempre por perto.
  • Levarem repelente.
  • Se realizar gincanas, disponibilize equipamentos adequados.

Locais com água

Quando o assunto é água, redobre as orientações sobre os cuidados, principalmente com lagoas, piscinas, cachoeiras, banhados e rios. Durante a reunião, delegue uma pessoa para ficar responsável por essa questão. Lembre-se de que nunca deve ser permitido que crianças se aproximem sozinhas ou brinquem nesses locais sem a presença de um adulto ou responsável, pois existem riscos de afogamento e quedas. Além disso, a água pode estar contaminada.

  • Verifique e disponibilize todas as informações referentes à profundidade e correnteza aos acampantes.
  • Oriente os jovens a não simularem afogamento nem forçarem a cabeça do amigo para dentro da água.
  • Oriente os acampantes a não correrem em volta da piscina, pois o local costuma ser escorregadio.
  • Disponibilize boias salva-vidas antes de entrar com um grupo dentro de atividades que envolvam água.
  • Tenha sempre alguém supervisionando a área, indicando profundidade, correnteza e horários adequados para banho.
  • Instrua-os a não saltarem nem correm nas bordas da piscina.
  • Quem não souber nadar, não deve ir para lugares fundos.
  • Em caso de afogamento, deve ser jogado algo para que a pessoa se segure e flutue até que o socorro chegue.
  • Se o acampamento for perto do mar, as bandeiras que informam as condições do mar deve ser verificadas.

Prezado líder, o nosso desejo é que você tenha momentos marcantes ao lado de Deus e de seus jovens.

Compartilhe