kelly-sikkema-JRVxgAkzIsM-unsplash
ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Cuidados em casa no período de quarentena

Lave bem as mãos, evite tocar nos olhos, boca e nariz e evite ambientes com aglomeração de pessoas. Com o avanço do novo coronavírus (Covid-19), essas dicas já fazem parte do nosso dia a dia. Mas, além dos cuidados com a saúde física e mental, a prevenção de acidentes em casa é indispensável, principalmente para quem mora com crianças e idosos.

Para enfrentar o isolamento domiciliar ou a quarentena, a criatividade tem sido uma ótima ferramenta. Porém, é preciso ficar atento aos riscos de acidentes domésticos que podem ocorrer, como: quedas, queimaduras, fraturas, choques, intoxicação, engasgos, afogamento, etc.

Preparamos algumas dicas simples que podem tornar a sua casa mais segura, confira:

– Como o home office tem sido a alternativa em período de quarentena, é preciso estar atento ao uso de vários aparelhos eletrônicos na mesma tomada, por meio de extensões e benjamins. Isso pode sobrecarregar a tomada e provocar incêndios. E não se esqueça de desligar os equipamentos elétricos depois da utilização e, de preferência, desconecte-os da tomada.

– Para aqueles que tem se aventurado na cozinha, as luvas térmicas são as suas maiores aliadas. Tenha cuidado ao manusear utensílios cortantes e assegure-se de colocar os cabos das panelas direcionados para o centro do seu fogão.  

–  Com as academias fechadas, treinar em casa tem sido a opção de alguns para manterem a atividade física em dia. Nesse caso, alongue-se corretamente. Use roupas e calçados adequados. Cuidado com o treino intenso ou exercícios que exijam demais do seu condicionamento físico, prejudicando sua coluna e seus músculos. Evite lesões e outros transtornos.

– Fique de olho nas crianças. Depois de brincarem, peça para elas guardarem os brinquedos para que ninguém tropece neles. Em apartamentos, as janelas devem ter redes ou grades de proteção. Os produtos de limpeza devem ficar nas embalagens de origem, você pode deixá-los sempre em um armário alto ou algum que possua chave.

– Caso haja idosos em casa, evite tapetes soltos. Se forem indispensáveis, prefira os antiderrapantes. Mantenha o piso do banheiro sempre seco. O chão molhado está entre as causas mais comuns de acidentes domésticos.

Você já parou para pensar no quanto a prevenção tem sido importante? Não somente em relação à pandemia que estamos vivendo, mas nos riscos do dia a dia. Alguns acidentes podem ser previstos e evitados. Para isso, a nossa atitude é significativa. São medidas simples, mas fundamentais para a nossa proteção.

Thayanne Braga

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima