IDIOMA:

Light blue ribbons with mustache , Prostate Cancer Awareness, Men health awareness, Movember month
ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Novembro Azul

Logo após o “Outubro Rosa”, já começa o “Novembro Azul” – o público muda, mas o objetivo é o mesmo: a prevenção ao câncer. 

A campanha surgiu em 1999, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês com o intuito de apoiar a conscientização quanto à saúde masculina. É por isso que o bigode é um dos símbolos do “Novembro Azul”.

O Câncer de Próstata

Sendo o tipo mais comum entre os homens, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é a causa de morte de um brasileiro a cada 38 minutos. Esse dado alarmante pode ser diferente caso haja a detecção precoce. 

É por esse motivo que ter uma data, ou até mesmo um mês inteiro para falar sobre esse assunto, motiva profissionais e empresas a produzirem conteúdo relevante sobre o tema, ajudando a informar e a conscientizar mais e mais pessoas.

Então vamos às informações:

O que é próstata?

É uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino que tem como principal função a produção líquido seminal. Ela se assemelha a uma noz e está localizada abaixo da bexiga.

Devido a fatores genéticos, infecções urinárias e estilo de vida, a próstata pode apresentar inflamações, infecções, e até câncer.

Sintomas

Considerado silencioso, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. Mas, quando os sinais aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. 

Os sintomas são:

·      Dificuldade ou demora para urinar

·      Sensação de que a bexiga não foi esvaziada totalmente

·      Presença de sangue na urina ou no sêmen

·      Aumento da necessidade de urinar

·      Dores corporais e ósseas

Prevenção e tratamento:

Cuidar da saúde mental e manter hábitos saudáveis são ótimas formas de prevenir-se de diversas doenças. Mas, especificamente contra o câncer de próstata, perder o preconceito é o principal desafio para homens se cuidarem de forma adequada, pois o diagnóstico precoce depende do exame de toque.

Por isso, é tão necessário que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 anos sem fatores de risco, realizem a consulta periódica com o urologista.

Compartilhe essas informações e vamos juntos mudar a realidade do câncer de próstata.

Fontes:

https://ladoaladopelavida.org.br/campanhas/novembro-azul/

https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/

Compartilhe