IDIOMA:

ferramentas
Picture of ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

A reunião de trabalho da Igreja

Por Job Mairura 

Se você ainda não participou de um mutirão na igreja, pode ser que você não tenha como apreciar todo o trabalho árduo, dedicação, sacrifício e compromisso que é necessário para manter uma igreja próspera. Para muitas igrejas, um mutirão envolve membros e líderes ajudando na manutenção e conservação física da propriedade da igreja. Ao realizar um mutirão na igreja, os organizadores do evento devem tomar os cuidados necessários para identificar os riscos e estar prontos para mitigá-los.

Como líder, você deve priorizar a segurança de seus voluntários em eventos como um mutirão da igreja. Este dever moral de cuidado é reforçado por uma responsabilidade legal por lesões que resultem das ações ou omissões de nossos líderes de igreja e voluntários. O objetivo do planejamento e organização de eventos deve ser sempre operar um programa livre de lesões. Aqui estão alguns itens a serem considerados ao planejar seu próximo mutirão na igreja:

Identificação de Risco

Antes do dia do evento, você deve começar a identificar alguns dos riscos que podem existir.

Instalações

As instalações estão livres de riscos físicos? A limpeza de galhos de árvores derrubados e outros detritos pode ser a razão de seu mutirão, mas quaisquer outros riscos existentes devem ser removidos antes do evento. Considere também os riscos internos. Você pode estar abrindo áreas de sua igreja normalmente fechadas. Isso apresenta algum risco normalmente não experimentado?

Equipamentos

Todos os equipamentos que serão utilizados pelos voluntários estão em bom estado de conservação? São seguros? A igreja fornece os equipamentos de segurança adequados para a atividade? Os voluntários estão devidamente treinados no uso desses equipamentos?

Verifique todas as ferramentas de propriedade da igreja para garantir que estejam em boas condições de funcionamento antes de permitir que voluntários as usem. Escadas de madeira devem ser inspecionadas quanto a degraus fracos, e cabos de extensão e ferramentas elétricas devem ser inspecionados para ver se há fios desgastados. Se o equipamento não atender aos padrões básicos de qualidade, ele deve ser retirado de serviço e substituído.

Supervisão

Se crianças ou jovens também forem se voluntariar, há supervisão adequada disponível para eles? O grau de supervisão exigido varia de acordo com a idade dos supervisionados. Naturalmente, um aluno do quinto ano exigirá supervisão mais próxima do que alguém em idade universitária, que deve aceitar um grau maior de responsabilidade por suas próprias ações. Como organizador do evento, você tem as responsabilidades de supervisão, custódia e controle, juntamente com o dever de proteger seus voluntários.

Você também pode considerar prover atividades e programas para crianças muito novas para participar do mutirão, para que seus pais possam se concentrar no voluntariado. Essas atividades devem estar distintamente longe das áreas onde o trabalho está acontecendo, para que as crianças mais novas não corram perigo. Certifique-se de seguir os procedimentos adequados para a supervisão de crianças, incluindo uma proporção de 6:1 de crianças para adultos.

Meio Ambiente

Como muitas das atividades voluntárias na igreja ocorrem do lado de fora, o clima pode ser um dos maiores fatores de risco. As temperaturas extremas, tanto quentes quanto frias, podem representar riscos para a saúde de seus voluntários. Os voluntários têm proteção adequada contra temperaturas extremas? Se estiver calor, há hidratação adequada disponível para os voluntários?

Outros Riscos Potenciais

Muitos riscos giram em torno das funções em si que cada um desempenhará, mas pode haver outros riscos presentes que não devem ser negligenciados. Por exemplo, se você vai servir comida para seus voluntários, certifique-se de tomar todos os cuidados regulares para preparar, servir e armazenar os alimentos. Em um evento como este, os alimentos podem ser deixados de fora por períodos mais longos do que em um junta-panelas de sábado. Portanto, é fundamental manter a temperatura adequada para alimentos quentes e frios. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver servindo comida fora do prédio da igreja.

Como aconteceu com praticamente tudo o mais, a pandemia de COVID-19 impactou muitos dos eventos e atividades que estamos acostumados a fazer. Algo tão básico como um mutirão na igreja pode assumir uma sensação muito diferente nesse novo ambiente.

Um mutirão não é diferente de qualquer outro evento da igreja, pois deve cumprir todas as diretrizes da jurisdição local com relação ao distanciamento social, coberturas faciais e quantidade de pessoas presentes. As restrições são continuamente reavaliadas e revisadas; por isso, é importante estar atualizado sobre as orientações atuais do departamento de saúde local e de outra governança jurisdicional.

A maneira mais simples de identificar riscos ao planejar ou organizar eventos é dividir o plano geral em etapas ou segmentos menores, e conduzir pesquisas internas e externas sobre eles. Somente depois de compreender os riscos envolvidos nas diferentes etapas – incluindo a gravidade, a frequência e a probabilidade de ocorrerem – você é capaz de implementar controles que irão prevenir ou minimizar esses incidentes.

Controle de Risco – Prevenir, Minimizar ou Evitar

Agora que identificamos os riscos potenciais, é importante ter práticas que previnam ou minimizem esses riscos. Isso é chamado controle de risco e é uma parte crítica do processo de gerenciamento de riscos, especialmente ao realizar eventos como um mutirão.

Uma das melhores maneiras de prevenir acidentes é designar apenas voluntários qualificados para determinados trabalhos. Pode parecer óbvio, mas este não é o momento para um de seus membros aprender a usar uma motosserra. A seleção de voluntários com base em sua experiência deve ser claramente delineada. Trabalhos altamente técnicos – como trabalho elétrico, conserto de telhado, AVAC [aquecimento, ventilação e ar-condicionado], grandes trabalhos de pintura, consertos mecânicos e certos projetos de paisagismo – não devem ser tentados durante um mutirão de voluntários. É tentador tentar realizar alguns desses projetos caros com mão de obra voluntária, mas se algo der errado, o custo pode ser ainda maior, tanto financeiramente quanto para a segurança de seus membros.

Além de melhorar o aspecto físico das instalações da igreja, um mutirão frequentemente serve para revitalizar os membros da igreja por meio da comunhão e da experiência compartilhada de trabalho físico. No entanto, esse senso de comunidade pode ser destruído se houver um ferimento grave que tenha efeitos duradouros na família da igreja. Tomar precauções para garantir um mutirão seguro não é algo para ser desdenhado.

Fonte: https://adventistrisk.org/en-us/safety-resources/solutions-newsletter/2021/may/nadeng-the-church-work-bee

Compartilhe