A mudança de rotina quanto à levar a criança na creche ou escola, ou o simples ato de deixar um carro aberto em casa – pode trazer sérios riscos para crianças.
Diferente dos adultos, as crianças transpiram mais para manter sua temperatura corporal. A transpiração em excesso por estar em um local quente e fechado, aliada à falta de ingestão de líquidos e de alimentos, pode rapidamente se tornar uma desidratação e hipoglicemia, o que ocasiona o colapso do organismo.
Preparamos algumas dicas para te ajudar na prevenção à essa situação:
- Tenha certeza de que todas as crianças deixaram o veículo quando chegar ao seu destino.
- Uma boa ideia é colocar algo que você vá precisar em sua próxima parada, como bolsa, almoço, mochila da academia ou maleta – no chão do banco de trás, onde a criança está sentada. Essa atitude pode prevenir o esquecimento acidental da criança caso ela esteja dormindo.
- Não deixe a criança brincar dentro de veículos estacionados em casa ou na rua, mesmo com o vidro levemente aberto:
- Assim como as cordas, os cintos de segurança também oferecem riscos para crianças;
- Sempre tranque as portas e o porta-malas do veículo – especialmente em casa;
- Mantenha as chaves e os controles automáticos do carro fora do alcance das crianças;
- Nunca deixe o carro sozinho com o motor ligado e as portas destravadas. Crianças curiosas podem entrar e desengatar o veículo;
- Jamais permaneça no veículo com a criança no colo, seja no banco de trás ou da frente. Caso ocorra uma colisão, o risco de lesões é maior.
- Ensine a criança:
- A não brincar dentro de veículos e
- Que o porta-malas é usado apenas para transporte de carga e não é um local seguro para brincar.
Você pode também ensinar crianças mais velhas a desabilitarem as travas das portas e travas de emergência do porta-malas que existem nos modelos de carros mais modernos.
Se você vir uma criança sozinha dentro de um carro, ligue imediatamente para o número 190.