O trabalho de voluntários é essencial para o bom cumprimento da missão e ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Realizar atos de bondade e serviço é bom para a alma, e, além do mais, muito do impacto da igreja no mundo é causado pelo serviço comprometido de voluntários dedicados. Há momentos, no entanto, em que o risco associado a voluntários ou funcionários que realizam tarefas é muito grande e contratar um profissional seria uma escolha sábia. Confira o seguinte exemplo:
Sua igreja está considerando realizar um projeto de reforma do banheiro para melhorar a aparência e o encanamento, para isso a comissão da igreja está tentando decidir entre deixar um membro da igreja fazer o trabalho ou contratar um profissional.
Pela lente do gerenciamento de risco, o processo de decisão se resume a três razões pelas quais você deve considerar escolher um profissional em vez de um voluntário:
1. Segurança
O encanamento não é um trabalho fácil, nem a reforma, e ambos vêm com seus próprios riscos e perigos, especialmente para o indivíduo não capacitado tecnicamente. Um dos riscos mais comuns são os ferimentos causados por ferramentas elétricas. Muitas ferramentas da área de encanamento melhoraram ao longo dos anos, mas continuam a apresentar riscos únicos para os usuários, principalmente se o produto estiver com defeito.
Lesões por ferramentas elétricas podem envolver ossos quebrados, fraturas e muito mais. No entanto, a boa notícia é que os encanadores profissionais estudam para aprender o ofício e como utilizar as ferramentas que o trabalho exige. Mesmo que um voluntário tenha alguma experiência, ele corre o risco de se machucar, danificar as instalações e impactar financeiramente a igreja.
2. Garantia/Seguro
Se você optar por concluir um projeto com a ajuda de um voluntário e algo der errado, você terá que fazer os reparos por conta própria. No entanto, um encanador licenciado normalmente cobre quaisquer problemas com uma garantia. Dependendo das leis locais e do tipo de trabalho, a duração e a cobertura da garantia variam, mas é uma ótima prática. A maioria dos empreiteiros o faz como garantia de seu trabalho, pois protege seus interesses e os dos clientes. Além disso, os contratados têm seu próprio seguro, que ajuda a cobrir despesas médicas e honorários advocatícios enquanto se defende contra um evento coberto. Isso é útil porque isenta a igreja da responsabilidade relacionada ao projeto de reforma.
3. Economia de dinheiro
Se você acha que economizará dinheiro não contratando um profissional, pode estar certo – por um lado. Mas você já considerou o impacto financeiro que poderia ter se você não estiver fazendo a devida diligência na contratação de um profissional? Em 2019, o custo médio de lesões relacionadas ao trabalho foi superior a US$ 40.000, enquanto o custo por morte foi de US$ 1,2 milhão*. Dependendo das circunstâncias, se seu voluntário se machucar enquanto trabalha na reforma, a igreja pode ser responsabilizada por sua lesão. Isso não está economizando dinheiro, e aquele banheiro, telhado ou outro projeto reformado pode acabar custando muito mais! Empreiteiros profissionais são obrigados a realizar seguro de compensação de trabalhadores para todos os seus funcionários. Quaisquer lesões no trabalho serão cobertas por este seguro e não serão de responsabilidade da igreja.
Passos para contratar um profissional
Com tudo isso em mente, aqui estão alguns passos que recomendamos antes do seu próximo projeto:
- Contrate empreiteiros locais e licenciados. Os empreiteiros locais são mais fáceis de contatar se surgirem problemas com o trabalho e eles estão familiarizados com os códigos de construção em sua área.
- Verifique seus trabalhos anteriores. Verifique referências sobre a qualidade de sua mão de obra e atendimento ao cliente. Pergunte sobre sua reputação profissional e anos de serviço com o Better Business Bureau.
- Verifique o seu seguro. Certifique-se de que eles estejam devidamente segurados e vinculados. Peça um certificado de seguro, tendo sua igreja e associação listadas como seguradas adicionais.
- Receba tudo por escrito. Antes do início do trabalho, obtenha um contrato abrangente com uma descrição detalhada do trabalho a ser executado e o preço de cada item. Quaisquer garantias devem ser claramente declaradas e escritas no contrato.
Ter um serviço profissional fazendo o trabalho para você lhe dará tranquilidade e garantia de que o trabalho está seguro e feito corretamente e, na medida em que não estiver, as partes apropriadas podem ser responsabilizadas com vias de recurso. Da próxima vez que você tiver um projeto que precisa ser concluído, confie nos profissionais para lidar com isso.
Se você estiver realizando uma nova construção ou uma adição, não se esqueça de trabalhar com o gerente de risco da conferência e a seguradora para obter a cobertura de risco do construtor para o projeto.
*Dados dos Estados Unidos.
Notícia traduzida e adaptada de Adventist Risk: