Smiling african american father and european mother have fun with daughter
ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Dicas de segurança nas férias escolares

Mochila nas costas, embarque, passagens em mãos ou… ficar em casa, acordar mais tarde e não se preocupar com o horário. Para estudantes de todos os períodos escolares, as duas situações podem caracterizar as tão aguardadas férias, um período de descanso necessário para recarregar as energias e dedicar-se à atividades que não puderam ser realizadas ao longo do semestre letivo. 

Para as famílias, as férias escolares são sinônimo de filhos em casa por um tempo maior do que o habitual, mais tranquilidade com horários e tarefas, além de uma oportunidade para passar mais tempo com eles. Mas esse período de descanso e convivência requer alguns cuidados para evitar situações desagradáveis que podem comprometer os preciosos dias de férias. 

Hoje você vai conhecer algumas dicas sobre cuidados necessários para que as férias escolares aconteçam com mais qualidade e segurança.

Cuidados ao viajar

Ao planejar uma viagem, o trajeto, hospedagem e roteiro turístico são os primeiros itens do checklist. No entanto, a segurança deve ser o primeiro item da lista. Se sua família viajará de carro, faça uma revisão completa dos cintos de segurança e bancos do veículo. É importante verificar se as cadeirinhas infantis são realmente adequadas para a idade das crianças que viajarão. Não se esqueça de sempre ter água disponível e verificar se a rodovia em que trafegarão tem postos de combustíveis com banheiros à disposição. 

Se sua família planeja fazer uma viagem de avião ou de ônibus, os cuidados com as crianças devem ser ainda maiores. Esteja com as crianças sempre à vista em lugares públicos e de alta circulação de pessoas, como rodoviárias, aeroportos e locadoras de veículos. Guarde os documentos dos pequenos num local da bagagem que seja de fácil acesso. 

Em lugares de hospedagem, nunca deixe as crianças totalmente sozinhas ou apenas com pessoas que não fazem parte do convívio familiar. Verifique se o local possui áreas de lazer preparadas para o público infantil e se a segurança é uma preocupação do estabelecimento. 

Se o local contar com fontes balneárias de fácil acesso, o cuidado deve ser redobrado com as crianças. Piscinas, clubes, praias e outros lugares de atividades que envolvem água costumam ser alguns dos principais cenários para acidentes nesse período. Os pequenos precisam estar sempre acompanhados de um ou mais adultos quando estiverem nesses lugares. 

Em caso de viagem para casa de parentes ou amigos é essencial ter ainda mais cuidado com as crianças por se tratar de um ambiente que não faz parte do cotidiano delas. É importante não deixá-las desacompanhadas, principalmente em lugares da residência ou do edifício que visivelmente não oferecem uma segurança adequada, e com adultos desconhecidos.

Cuidados dentro de casa 

Para quem não planeja viajar, mas sim curtir as férias em casa, verifique se os cômodos não possuem objetos de fácil alcance para crianças que podem ocasionar acidentes. Nos cômodos onde as crianças passam um relativo tempo sozinhas, como quartos ou banheiros, verifique se não existem objetos pequenos que podem ser engolidos (principalmente em residências com crianças pequenas). 

Se a residência em que a família mora for um apartamento, mantenha a porta de entrada sempre trancada para que as crianças não tenham acesso ao elevador ou à escada sem o acompanhamento de um adulto. Grades ou redes de segurança nas janelas devem ser uma preocupação constante, portanto, verifique periodicamente se estão seguras ou se precisa ser realizada alguma manutenção.

Estar com as crianças dentro de casa gera momentos de alegria, mas também exige atenção. Esse cuidado precisa ser maior quando se trata da cozinha ou da área de serviço. Mantenha sempre os produtos de limpeza longe do alcance das crianças. Mantenha as garrafas sempre fechadas e tenha cuidado com produtos que podem ser engolidos. 

Na cozinha, a precaução se concentra nos objetos cortantes e na preparação dos alimentos. Mantenha facas, talheres, copos de vidro e espetos bem distante do alcance dos pequenos. Tome cuidado com as panelas, quando elas estiverem sendo usadas no fogão. A cozinha é, estatisticamente, um dos lugares de maior concentração dos acidentes domésticos. Nunca deixe as crianças sozinhas nesta parte da casa.

Em situações em que a família estiver na rua ou em ambiente público, esteja atento à movimentação das crianças. Ao escolher um restaurante ou qualquer outro local de alimentação, confira se ele possui área infantil (espaço kids, por exemplo). 

Lembre-se sempre de que Deus cuidará de seus filhos em todos os momentos, mas que devemos obedecer a regras de segurança e seguir recomendações para que acidentes e situações desagradáveis sejam evitados. Com segurança e cuidado, prepare-se para o descanso e aproveite as férias! 

Compartilhe