A children group in outside swimming pool
ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Prevenção de afogamentos em eventos, acampamentos e passeios

Quando planejamos um evento externo, como passeios ou acampamentos, que abrangem membros e frequentadores das igrejas, os líderes devem ter em mente a maneira correta de orientar os participantes sobre os cuidados com a segurança e como proceder em situações adversas. Essa preocupação precisa estar sempre presente na liderança antes, durante e depois de todas as atividades, principalmente as que envolvem crianças. 

As atividades aquáticas são as que os participantes mais necessitam de orientação. O Brasil é o país que possui um dos litorais mais extensos do mundo, infelizmente, apresenta um número alto de pessoas que perdem a vida ou ficam seriamente comprometidas devido a situações que envolvem a água e que poderiam ser evitadas. Para se ter uma ideia, segundo informações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 18 pessoas morrem por afogamento diariamente. Por isso, confira a seguir e repasse para a equipe de liderança da sua Igreja algumas dicas e orientações sobre como prevenir acidentes durante as atividades externas (acampamentos, passeios, celebrações, etc), que envolvem recreação ou atividades na água.

Ao entrar em cursos d’água, como lagoas, rios ou cachoeiras com seu grupo, tome bastante cuidado. Instrua os participantes do evento a nunca mergulharem de cabeça nesses locais e não se distanciarem do grupo. Também é preciso orientar as famílias sobre o acesso de crianças aos ambientes de banho. Elas precisam estar sempre acompanhadas dos pais ou de um adulto que seja o responsável delas.

Se o local do acampamento ou passeio possuir piscina, instrua os participantes a usarem chinelos de borracha, evitarem andar descalços ou correr. Se o acesso à água exigir alguma caminhada pelo campo, peça para todos usarem tênis de boa aderência e estarem atentos tanto às orientações dos guias, quanto às placas informativas, caso elas estejam presentes. 

As crianças precisam de uma vigilância constante dos adultos. Nunca deixe que elas estejam sozinhas próximas a piscinas, rios, cachoeiras, praias, lagoas ou quaisquer outros ambientes que envolvam água. Lembre-se de que muitas vezes bastam poucos minutos de descuido para que um acidente aconteça. 

O mar é um ambiente lindo, mas que também requer alguns cuidados. Mesmo que os participantes saibam nadar, é importante que evitem ultrapassar o ponto onde as ondas quebram e não se distanciem muito da faixa de areia. É importante ficarem atentos aos avisos dos salva-vidas e às sinalizações visuais e sonoras emitidas por eles. Caso a praia esteja com bandeirolas vermelhas fincadas na areia, evitem o banho de mar. 

A exposição ao sol também requer alguns cuidados. Instrua que os participantes levem protetor solar, caso seja possível, leve um protetor a mais para emprestar àqueles que esquecerem. É necessário instruir e solicitar que os participantes não passem tempo demais sob a incidência dos raios ultravioletas (UV). Chapéus, óculos de sol e assessórios que protejam a pele do rosto, são muito úteis também. É importante manter os mesmos cuidados com as crianças. 

Os líderes precisam ter uma boa comunicação entre si. Faça reuniões para conversar a respeito das medidas que serão tomadas para prevenir acidentes na água. A boa organização e rapidez nas providências corretas são fundamentais para que algo pior não aconteça. 

O acampamento possui sinal telefônico? É possível chamar uma equipe de resgate como o Corpo de bombeiros com rapidez? Qual é o hospital ou Unidade de Pronto Atendimento mais próximo do evento? Essas e outras perguntas devem ser respondidas previamente pela equipe de liderança. Também é necessário deixar preestabelecido o que será feito caso ocorra um acidente. A liderança deve estar ciente se o acampamento ou passeio possui a presença de algum profissional de saúde ou se existem pessoas com treinamento de primeiros socorros 

Com cuidado e prevenção, os passeios e confraternizações com os amigos da igreja se tornarão dias inesquecíveis e felizes!

Compartilhe