cambio-gomme.i24221-kWy5jAZ-l1[1]-2
ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Qual é a velocidade máxima que o seu pneu suporta?

Escolher um pneu exige que o motorista entenda os códigos que estão gravados no componente para não colocar em risco a sua própria segurança

O pneu é um dos itens do carro que sempre precisa estar em boas condições para ser usado. Isso porque ele está interligado a frenagem e estabilidade e influencia diretamente na segurança do motorista e passageiros.

Por isso, além das medidas, é importante observar outros fatores ao comprar um pneu novo – elas devem ser os mesmos (ou superiores) aos do pneu que equipava originalmente o seu carro.

  • Velocidade máxima suportada
  • Peso
  • Atrito com o asfalto
  • Consumo

Você sabe como analisar estes indicadores nos pneus do seu carro? Na banda lateral há uma sequência alfanumérica. Cada letra, por exemplo, corresponde a uma velocidade em km/h, sendo ‘A’ uma velocidade mais baixa e ‘Z’, mais alta.

Já os números são um código a carga máxima que cada pneu pode levar. Importante destacar que o número não representa o peso em quilos.

Exemplo: 94Y indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 300 km/h.

Velocidade máxima que o pneu suporta

Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.

*Vamos considerar a partir da letra J, índice para 100 km/h

Índice de velocidade do pneu

Índice de carga máxima suportada pelo pneu do carro

Código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas por seu fabricante. Exemplo: 94 indica que a carga máxima suportada pelo pneu do carro é de 670 kg.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/pneu-do-carro-velocidade-indices-velocidade-peso-etiqueta-inmetro/

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima