Escolher um pneu exige que o motorista entenda os códigos que estão gravados no componente para não colocar em risco a sua própria segurança
O pneu é um dos itens do carro que sempre precisa estar em boas condições para ser usado. Isso porque ele está interligado a frenagem e estabilidade e influencia diretamente na segurança do motorista e passageiros.
Por isso, além das medidas, é importante observar outros fatores ao comprar um pneu novo – elas devem ser os mesmos (ou superiores) aos do pneu que equipava originalmente o seu carro.
- Velocidade máxima suportada
- Peso
- Atrito com o asfalto
- Consumo
Você sabe como analisar estes indicadores nos pneus do seu carro? Na banda lateral há uma sequência alfanumérica. Cada letra, por exemplo, corresponde a uma velocidade em km/h, sendo ‘A’ uma velocidade mais baixa e ‘Z’, mais alta.
Já os números são um código a carga máxima que cada pneu pode levar. Importante destacar que o número não representa o peso em quilos.
Exemplo: 94Y indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 300 km/h.
Velocidade máxima que o pneu suporta
Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.
*Vamos considerar a partir da letra J, índice para 100 km/h
Índice de velocidade do pneu
Índice de carga máxima suportada pelo pneu do carro
Código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas por seu fabricante. Exemplo: 94 indica que a carga máxima suportada pelo pneu do carro é de 670 kg.