IDIOMA:

Portrait of a mature couple exercising together in their backyard.
Picture of ARM SUL-AMERICANA

ARM SUL-AMERICANA

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo: a necessidade de se movimentar para ter uma vida mais saudável

A falta de atividade física afeta sua saúde mental e aumenta o risco de doenças crônicas. Confira algumas dicas para começar a se movimentar hoje mesmo.

No dia 10 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre as graves consequências da falta de atividade física e incentivar práticas que melhoram a qualidade de vida e previnem diversas doenças crônicas, incluindo câncer, doença de Alzheimer, hipertensão, infarto e diabetes.

Infelizmente, segundo a OMS, quase 500 milhões de pessoas poderão adoecer até 2030 caso continuem sedentárias. Por isso, a ARM convida você a mudar seus hábitos hoje mesmo.

A redução dos níveis de atividade física entre a população global tem gerado uma epidemia de sedentarismo, resultando em um grave problema de saúde pública responsável por dois milhões de mortes a cada ano (OMS). Apesar de se pensar geralmente nos riscos do sedentarismo para a saúde física, como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, o impacto dos hábitos sedentários na saúde mental pode ser igualmente avassalador, resultando em baixa autoestima, distorção da autoimagem, depressão, aumento da ansiedade e estresse, além de ampliar o risco de desenvolver doenças como o mal de Alzheimer.
Diversos tipos de câncer estão associados ao comportamento sedentário e à inatividade física, incluindo mama, cólon (intestino grosso) e esôfago.

Como combater o sedentarismo?

Manter o corpo saudável é essencial para o seu bom funcionamento, assim como qualquer máquina que precisa de cuidados e manutenção. A prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais. No entanto, se você é sedentário há muito tempo, é importante ter cuidado ao decidir mudar de hábitos. Em primeiro lugar, é recomendável que você faça um check-up com seu médico. Dessa forma você poderá identificar possíveis doenças e avaliar quais atividades físicas são mais apropriadas para sua rotina, bem como qual intensidade e frequência devem ser realizadas.

Tchau sedentarismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, abandonar o sedentarismo não exige muito tempo. Basta dedicar 150 minutos por semana a atividades físicas aeróbicas moderadas, como caminhar, correr, nadar, jogar vôlei, basquete, andar de bicicleta, ou começar a praticar exercícios em uma academia combinando atividades aeróbicas com musculação. No entanto, é importante manter a regularidade nos exercícios durante a semana para obter benefícios à saúde. Ou seja, não adianta ser um atleta de fim de semana. Para deixar o sedentarismo para trás, é necessário dedicar tempo à prática de exercícios físicos por, pelo menos, três dias por semana.

Dicas

Aqui estão algumas dicas para você colocar em prática no seu dia a dia:

  1. Lembre-se de passar por uma consulta com um clínico geral ou outro médico de sua confiança antes de começar a se exercitar, apenas para checar as suas condições de saúde.
  2. Pratique algum exercício físico que se adapte ao seu estilo de vida e que você goste. Pequenas modificações no cotidiano, como subir escadas, descer do ônibus um ponto antes, passear com o cachorro e varrer a casa, ajudam a movimentar mais o corpo e podem servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária com duração mais longa.
  3. Se preferir, faça 30 minutos por dia, cinco vezes na semana, de exercícios físicos de moderada intensidade. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica ou bicicleta, por exemplo, são suficientes para abandonar o sedentarismo. Esses 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em até três períodos de dez minutos cada um.
  4. Alongue-se antes e depois da atividade.
  5. Comece devagar e vá aumentando a intensidade gradativamente. Dessa forma, você previne o risco de sofrer alguma lesão.
  6. Não faça exercícios físicos em jejum. Antes de começar a atividade, consuma uma porção de carboidrato, que pode ser uma fruta ou um pão com geleia.
  7. Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios.
  8. Use roupas e tênis adequados.
  9. Fique atento ao surgimento de qualquer sintoma durante e após a prática esportiva, e procure um médico.
  10. Lembre-se sempre de escolher um exercício físico que você goste e que se adapte ao seu estilo de vida. Caso contrário, serão muitos os motivos para a desistência.

Compartilhe